
| 1

Raisi, Robert Fico, Prigozhin e Gaza: dois pesos e
duas medidas na imprensa internacional

By Eduardo Vasco
Global Research, June 02, 2024

Quando chegou a notícia da queda do helicóptero de Ebrahim Raisi, o primeiro que veio à
mente de todo mundo que tem um mínimo de pensamento crítico foi:  “seria obra de
Israel?”Essa  é  uma  especulação  absolutamente  legítima.  Contudo,  os  jornalistas  e
comentaristas  que  trabalham  direta  ou  indiretamente  para  o  aparato  de  propaganda
imperialista a descartam categoricamente. O que não passa de pura hipocrisia. São eles
mesmos que adoram fazer as mais idiotas especulações sobre tudo – quando convém aos
seus patrões, é claro.

Quando  houve  a  queda  do  helicóptero  de  Evgeny  Prigozhin,  por  exemplo,  a  primeira
especulação feita por esses propagandistas foi que o governo russo teria sido o responsável.
Afinal,  o  ex-líder  do  Grupo  Wagner  havia  se  insurgido  contra  Vladimir  Putin.  Esse  era  o
grande  fato  que  sustentava  a  lógica  dessa  argumentação.  Era  um opositor  de  Putin,
portanto  o  mais  provável  é  que Putin  teria  ordenado sua eliminação.  Mesmo que ele
houvesse se reconciliado e recebido o perdão do presidente russo, mesmo que o helicóptero
tenha caído perto da fronteira com a Ucrânia e que os russos tenham garantido que foi uma
sabotagem ucraniana.

É possível que nunca se saiba a verdade. Porém, os propagandistas dos EUA tentaram
transformar a especulação em comprovação com uma montagem ridícula: o The Wall Street
Journal publicou, pouco depois do incidente, que membros do governo russo armaram o
assassinato de Prigozhin. As fontes? Agentes de inteligência ocidentais. Ou seja, a CIA, o MI6
e suas filiais. Todo mundo sabe que eles têm um histórico infindável de informações falsas
plantadas na imprensa contra os seus inimigos. Será que o WSJ publicaria uma reportagem
acusando o governo israelense de derrubar o avião de um presidente iraniano cuja fonte é o
FSB (sucessor da KGB)?

Muito pelo contrário.  Os veículos de propaganda imperialistas,  em sua maioria,  sequer
levantam a hipótese de envolvimento israelense para ridicularizá-la. Sabem que qualquer
menção a Israel, ainda que fazendo chacota da ideia, plantaria uma dúvida naqueles que
não pensaram nessa possibilidade.

Jeremy Bowen, da BBC, sugeriu que há a possibilidade de sabotagem relacionada com
opositores internos, tanto de dentro como de fora do governo, “mas não temos provas para
nada disso”. Mas essas probabilidades, segundo o que se desprende de seu comentário, são
legítimas. O que não é razoável é o “instinto de culpar Israel”.

“Autoridades israelenses têm dito a jornalistas que não estão envolvidas nisso. É difícil
enxergar como Israel se beneficia de algo que seria interpretado, na prática, como um ato
provocativo de guerra”, apontou o editor de política internacional do canal britânico.

https://www.globalresearch.ca/author/eduardo-vasco


| 2

Vamos  por  partes.  Primeiro,  o  fato  de  Israel  negar  envolvimento  não  significa  nada.  É
apenas  uma  arma  retórica  de  propaganda  para  os  repórteres  fingirem  imparcialidade
ouvindo “os dois lados”. “Fulano disse isso, enquanto sicrano disse aquilo”. Pronto, está
feito o trabalho do jornalista. Não se precisa investigar nada!

Em  segundo  lugar,  o  comentarista  admite  ter  dificuldades  cognitivas  em  “enxergar  como
Israel se beneficia” da eliminação do chefe de Estado do seu maior inimigo. Na verdade, não
é nada disso. Ele tem plena noção de como isso beneficia Israel, como beneficiaria qualquer
país cujo líder inimigo é abatido. Só é um hipócrita que tenta livrar Israel das legítimas
acusações.

Por fim, ele considera que Israel  matar o presidente do Irã “seria interpretado, na prática,
como um ato provocativo de guerra”. Será que ele também acha que Xi Jinping mandar
matar Joe Biden não necessariamente seria uma provocaçãoaos EUA? É óbvio que se Israel
derrubou o helicóptero de Raisi isso foi um ato de guerra! E que, portanto, o Irã teria
absoluto direito de responder com uma guerra à guerra iniciada por Israel.

Israel  realmente  é  o  grande protegido  do  aparato  de  propaganda liderado  pelos  EUA
chamado eufemisticamente de “imprensa internacional”. Em 23 de outubro do ano passado,
o colunista da Folha de S.Paulo Joel Pinheiro da Fonseca descobriu a verdade absoluta sobre
quem bombardeou o Hospital al-Ahli de Gaza, ocorrido poucos dias antes. Em um artigo
vergonhosamente enganoso, citou as notícias que apontavam Israel como o responsável
para refutá-las com a conclusão de que, contudo, “o consenso emergente é que o míssil não
veio  de  Israel.  Foi  um  foguete  do  grupo  Jihad  Islâmica  que  se  partiu  e  caiu  no
estacionamento do hospital. Muito provavelmente foram menos de 500 mortes.”

De onde tirou isso? Ele não disse. Citou apenas a própria Folha e o New York Times, que
resolveram adotar “cautela”.  Ele não apresentou nenhuma fonte para sua afirmação, nem
mesmo indicou  se  os  dois  jornais  haviam se  embasado  em algum fato.  Também,  se
houvesse  apresentado  a  fonte  dessa  afirmação,  ele  teria  revelado  sua  parcialidade  total:
foram Israel e EUA que acusaram a Jihad Islâmica de atacar o hospital. A dupla, responsável
pelo genocídio em Gaza,  é uma “fonte” menos confiável  que a CIA quando foi  usada pelo
Wall Street Journal para acusar a Rússia de matar Prigozhin. E o artigo do colunista da Folha
foi escrito com toda a pompa de quem está acima das “narrativas”, com a missão sagrada
de desmentir que Israel era o culpado!

O colunista ocultou a fonte de sua “descoberta” porque sabia que, se a revelasse, seu artigo
seria  alvo  de  chacota  e  ninguém  o  teria  levado  a  sério.  Ele  também  ignorou  –
intencionalmente? – investigações da BBC, do Channel 4, da Al Jazeera e da Bellingcat,
publicadas antes de seu artigo, que apontaram sérias inconsistências na versão israelense-
americana e  que afirmaram que ainda não era possível  chegar  a  um resultado conclusivo
sobre de onde veio o ataque.

Quatro meses depois, a agência de pesquisas Forensic Architecture publicou um estudo que
também revela sérias inconsistências na versão israelense-americana comprada por Joel
Pinheiro  da  Fonseca  e  afirma  que  “o  que  aconteceu  no  al-Ahli  permanece  inconclusivo”,
acusando  ainda  o  regime  de  Tel  Aviv  de  ter  “lançado  uma  agressiva  campanha  de
desinformação” após o ocorrido.

O estudo conduzido pela Forensic Architecture – ligada à Universidade de Londres e liderada

https://forensic-architecture.org/investigation/israeli-disinformation-al-ahli-hospital


| 3

por Eyal Weizman, um pesquisador nascido em Israel – recorda ainda que a lógica culpa
Israel: nos dez dias anteriores, a Organização Mundial da Saúde havia contabilizado 51
ataques  israelenses  à  infraestrutura  médica  de  Gaza;  quatro  dias  antes  Israel  havia
ordenado a evacuação de todos os hospitais do norte de Gaza, incluindo o al-Ahli; e três dias
antes Israel havia atacado a ala de tratamento de câncer do mesmo hospital, possivelmente
como um aviso de que um ataque maior ocorreria, como Israel costuma fazer.

Além disso, termina o estudo, os ataques de Israel a hospitais de Gaza seguem um “padrão
consistente”  com ataques  aos  arredores,  alvejamento  direto,  cerco  e  ocupação.  Esses
apontamentos significam que tudo indica que o agressor direto ao hospital, com quase 500
mortos segundo o Ministério da Saúde de Gaza, tenha sido Israel, e nada indica que tenham
sido os próprios  palestinos.  Logo,  a  afirmação de Joel  Pinheiro  da Fonseca de que “foi  um
foguete do grupo Jihad Islâmica que se partiu e caiu no estacionamento do hospital” não é
respaldada por nenhuma investigação séria – e já existiam muitas que a refutavam. É,
portanto, uma mentira. Uma fake news.

Mas uma reportagem do Estado de S.Paulo conseguiu superar as falsidades do colunista da
Folha. Na verdade, é um despacho da AFP publicado no New York Times que o Estadão
reproduziu no dia 16 de maio deste ano. A fake news é tão escandalosa que ela já vem no
título: “Nacionalista e militante pró-Rússia dá 5 tiros no premiê da Eslováquia”

Dentro  da  matéria,  não  há  nenhuma  comprovação  do  que  o  título  afirma.  Apenas  uma
descrição no lide, de que o atirador é “um ultranacionalista e simpatizante do presidente
russo,  Vladimir  Putin”  e  em outro  trecho  que  diz  que  “ele  é  simpatizante  do  grupo
paramilitar Slovenskí Branci, ligado ao Kremlin”.

Não há nenhuma ligação entre as informações da matéria. Na verdade, a única informação
que poderia embasar o título é a última, mas ser simpatizante de um grupo eslovaco
(supostamente) ligado ao Kremlin não o torna um “simpatizante do presidente russo”, como
diz o lide, e tampouco um “militante pró-Rússia”, como afirma o título.

Até aqui, a reportagem publicada no Estadão é uma aberração que utiliza uma pequena
informação no final do texto para deturpá-la e exagerá-la. Tecnicamente, seu título pode ser
considerado uma mentira porque o texto não corrobora o que foi anunciado. É a ânsia de
culpar a Rússia por um crime dos mais repulsivos.

Se fosse só isso, já seria uma delinquência por parte do Estadão. Mas é que todas as
afirmações são manipuladas,  não apenas o título.  Juraj  Cintula,  o  atirador,  já  expressou,  é
verdade, sentimentos pró-russos, como “descobriu” o jornalista húngaro Szabolcs Panyi,
“escavando seus posts no Facebook”,  conforme mencionou a reportagem publicada no
Estadão. Mas isso faz muitos anos. Em 2022, quando a Rússia interveio militarmente na
Ucrânia, Cintula passou a manifestar apoio a Kiev e às ideias neoliberais disseminadas pelos
Estados Unidos, bem como a destilar pesadas críticas ao premiê Robert Fico, que suspendeu
o envio de armas à Ucrânia e apoia a reaproximação com a Rússia. Cintula até participou de
um protesto antigovernamental no dia 24 de abril em que os manifestantes levavam uma
bandeira  da  União  Europeia  e  gritavam “Longa  vida  à  Ucrânia”,  conforme  um vídeo
veiculado pelos meios de comunicação eslovacos.

De fato, a própria reportagem reconhece que Cintula é um crítico das políticas do governo,
particularmente da posição de Fico sobre a imprensa.  A imprensa eslovaca,  como em
qualquer país onde a classe dominante é vassala do imperialismo, tem uma linha editorial



| 4

pró-OTAN, pró-União Europeia e pró-Ucrânia e tem feito muita pressão sobre o primeiro-
ministro e seu governo para que ele deixe a neutralidade de lado e apoie integralmente a
política da OTAN sobre a Ucrânia e a Rússia. Fico é rotulado como um líder “pró-Rússia”, ou
seja, quase um fantoche de Putin, tanto pelos meios eslovacos como ocidentais.

O governo eslovaco tem acusado precisamente os grandes meios de comunicação de serem
os  principais  responsáveis  pelo  atentado,  uma  vez  que  realizam  uma  campanha  de
“discurso  de  ódio”  contra  o  primeiro-ministro  e  as  boas  relações  com  a  Rússia.  A
reportagem veiculada pelo Estadão poderia facilmente ser inserida nessa campanha, além
de ser uma das mais bizarras fake news internacionais dos últimos dias, porque ela inverte
totalmente os fatos e a realidade.

Além disso, um atentado contra um chefe de Estado raramente é realizado por um “lobo
solitário”, como querem pintar Cintula – ou como fazem com Lee Harvey Oswald, assassino
de John F. Kennedy. Levando em conta as posições políticas e a prática governamental de
Fico, de neutralidade e, portanto, contrária às ordens imperialistas, e que o atirador é um
seguidor da política imperialista e opositor de Fico, e considerando a longa ficha corrida de
atentados orquestrados pelos EUA e as potências europeias, é bem possível que estes estão
por trás dessa tentativa de assassinato. Ao contrário do que diz o Estadão, Fico foi atacado
por um “militante pró-OTAN” e anti-Rússia, e não pró-Rússia.

Mas vamos voltar ao caso Ebrahim Raisi. Seria obrigação de qualquer membro da imprensa
questionar  as  condições  em  que  o  helicóptero  se  “acidentou”.  Não  veremos  esses
questionamentos nos grandes jornais, porque sua função não é colocar o dedo na ferida,
mas ocultá-la.

Ninguém acha estranho que o percentual de chefes de Estado mortos em acidentes de
helicóptero ou avião seja tão alto? O analista de políticas de segurança Michael Maloof
levantou uma questão: havia três helicópteros juntos em uma caravana e um deles caiu,
sem que houvesse sinal de emergência. E se foi devido à neblina, por que os outros dois
não se acidentaram, apenas o helicóptero levando o presidente da república e o ministro
das Relações Exteriores?

Pois parece que as aeronaves realmente odeiam chefes de Estado. Que azar do Raisi e do
principal ministro do Irã, pobrezinhos!

Mas, para evitar a má sorte, um conselho para o próximo presidente persa: cuidado ao
entrar em um helicóptero, principalmente se o seu país estiver em uma guerra fria com
Israel,  que já explodiu gasodutos no Irã, assassinou cientistas nucleares iranianos e há
menos de dois meses bombardeou sua embaixada na Síria. Talvez, por problemas técnicos
ou pelo mau tempo, possa ocorrer um acidente fatal.

Eduardo Vasco

The original source of this article is Global Research
Copyright © Eduardo Vasco, Global Research, 2024

Comment on Global Research Articles on our Facebook page

https://www.globalresearch.ca/author/eduardo-vasco
https://www.facebook.com/GlobalResearchCRG


| 5

Become a Member of Global Research

Articles by: Eduardo Vasco

Disclaimer: The contents of this article are of sole responsibility of the author(s). The Centre for Research on Globalization will
not be responsible for any inaccurate or incorrect statement in this article. The Centre of Research on Globalization grants
permission to cross-post Global Research articles on community internet sites as long the source and copyright are
acknowledged together with a hyperlink to the original Global Research article. For publication of Global Research articles in
print or other forms including commercial internet sites, contact: publications@globalresearch.ca
www.globalresearch.ca contains copyrighted material the use of which has not always been specifically authorized by the
copyright owner. We are making such material available to our readers under the provisions of "fair use" in an effort to advance
a better understanding of political, economic and social issues. The material on this site is distributed without profit to those
who have expressed a prior interest in receiving it for research and educational purposes. If you wish to use copyrighted
material for purposes other than "fair use" you must request permission from the copyright owner.
For media inquiries: publications@globalresearch.ca

https://store.globalresearch.ca/member/
https://www.globalresearch.ca/author/eduardo-vasco
mailto:publications@globalresearch.ca
https://www.globalresearch.ca
mailto:publications@globalresearch.ca

